quinta-feira, 31 de março de 2011

O Brasil que Lula nos deixou

Richard Back


Um “post” no site de José Dirceu chamou fortemente minha atenção. O título diz “Brasil pode, deve e vai ajudar Portugal”. Nele, o ex-Ministro descreve rapidamente a fala da Presidenta Dilma Rousseff sobre o assunto. Escrevo para que esta notícia importantíssima não passe despercebida diante do volume de informação gerado pelo falecimento de nosso querido José Alencar, que descanse em paz.



Este “post” e, a fala de nossa Presidenta, mais do que apresentar a robustez de nossa economia e reservas, apresentam na verdade uma mudança de mentalidade de nosso país, e evidenciam que o “complexo de vira-latas” é algo do passado, assim como o Tucanês econômico. O Brasil olha para frente, e avança a passos largos.



Agora percebam, este mesmo país, que em 2002 teve de recorrer ao FMI (vale lembrar: sob o governo do PSDB), hoje é credor internacional, e sob o governo do PT pagou suas dívidas e foi além, ao perdoar dívidas de países africanos. E agora nos dispomos a ajudar um europeu. O que houve com este país? Por que tanta diferença?



O que houve foi a era Lula, o que está havendo é o governo Dilma, e o que há é o PT no poder. Nos últimos anos o Brasil recuperou a confiança em si mesmo. O governo liderou investimentos, e também liderou algo vital para qualquer povo do planeta: A retomada da autoestima do Brasileiro. Se hoje podemos ajudar a um país europeu é porque potencializamos, nos últimos oito anos um mercado interno vibrante, uma economia e reservas internas pujantes e uma relação política e comercial com a comunidade internacional diversificada, baseada no respeito mútuo e na solidariedade. Aqueles que diziam em tom de sarcasmo que o Presidente Lula passeava, hoje tem (forçosamente, é claro) de reconhecer o produto positivo das visitas oficiais do Presidente.



Este é o Brasil que Lula nos deixou. Este é o Brasil no qual os Brasileiros votaram nas últimas eleições. Escolhemos o Brasil de Lula, não o de FHC, não o de 502 anos de servilismo, privataria e estagnação. O PT tem projeto para o Brasil, e tem projeto para o lugar do Brasil no mundo.



Brasil ajudando economicamente Portugal. Em 1500, Cabral rolaria de rir se ouvisse isso.





Richard Back é Assessor da Presidência da Câmara dos Deputados e ex-Coordenador Nacional da Juventude Construindo um Novo Brasil-Partidos dos Trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário